Cuidado com a saúde reprodutiva: O que fazer para ter uma gestação saudável?
Maio / 2007
Manter uma boa saúde depende de vários fatores. Herança genética, alimentação e a prática de atividades físicas regulares são alguns dos itens determinantes para o bom funcionamento de nosso corpo. O mesmo vale para a saúde reprodutiva. “Gerar um filho saudável também é algo que está diretamente relacionado aos cuidados com o corpo. Nesse caso, além das orientações básicas, ainda é preciso estar atento para certos produtos e substâncias que podem afetar a fertilidade tanto do homem quando da mulher”, alerta Selmo Geber, ginecologista e professor da UFMG.

 
Entre essas substâncias, as mais comuns são álcool, café e cigarro.

Os dois primeiros, a princípio estimulam a fertilidade, melhorando as chances de gravidez. Porém, também aumentam as chances de aborto. O ponto de corte crítico é de seis xícaras de café por dia. Já os cigarros são prejudiciais em todos os casos, pois causam problemas no desenvolvimento do feto. Para a taxa de gravidez, o prejuízo maior é para as mulheres que fumam mais de 14 cigarros ao dia. “As chances de sucesso em um tratamento de fertilidade, por exemplo, caem entre 22% e 38%. Em qualquer situação, a recomendação é parar de fumar”, alerta Geber.

Para quem trabalha com produtos químicos, como pesticidas, solventes, combustíveis etc., o risco é ainda maior. “O contato com esses produtos pode diminuir a probabilidade de gestação do casal” diz o professor. Por exemplo, o benzopireno, presente no cigarro e no escapamento de veículos à diesel, causa lesões no DNA das células. Já o contato com o inseticida DDT leva à más formações do trato reprodutivo masculino, piora da qualidade do sêmen e aumento das taxas de abortamento espontâneo, de prematuridade e de recém nascidos com baixo peso.

Solventes como tolueno, xileno, clorofórmio, éteres de etileno glicol e benzeno alteram a fecundidade e aumentam a taxa de aborto de mulheres expostas ou parceiras de homens expostos a esses produtos por longos períodos.
 
 
Releases
 
Setembro / 2008
Como evitar a transferência de doenças congênitas para o bebê
Setembro / 2008
Índice de gravidez através do uso de embriões congelados supera expectativas
Agosto / 2008
Homens que fizeram vasectomia podem voltar a sonhar com a paternidade
Agosto / 2009
Você sabe diferenciar Infertilidade de Impotência Sexual?
Agosto / 2008
30 anos depois da Fertilização in vitro – Ganhos além da infertilidade
Agosto / 2008
Aumenta número de homens com problemas de infertilidade
Março / 2008
Congelamento preserva fertilidade de pacientes com câncer
Fevereiro / 2008
Ser Humana
Janeiro / 2008
Pilula do Dia Seguinte
Janeiro / 2008
Carnaval - Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's)
Dezembro / 2007
Fragmentos Embrião
Novembro / 2007
Projeto Acesso
Julho / 2007
Diagnóstico precoce é essencial na gravidez ectópica
Julho / 2007
Reprodução assistida ao alcance de todos
Junho / 2007
Quando os Miomas causam Infertilidade?
Junho / 2007
A Gravidez Ectópica: O Fenômeno dos Gêmeos
Maio / 2007
Clamídia pode levar à Infertilidade
Maio / 2007
Cuidado com a saúde reprodutiva: O que fazer para ter uma gestação saudável?
Maio / 2007
Síndrome de Ovários Policísticos - Como Identificar